Esporte e lazer auxiliam um melhoramento da saúde e do bem-estar.
Anne Marinho e Luana Guimarães
Estudos feitos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), comprovam que a prática constante de exercícios físicos auxilia na saúde e no bem-estar. Dentre os testes aplicados entre homens e mulheres, a comprovação apresenta que o condicionamento físico melhora a capacidade cardiorrespiratória, a mobilidade articular, aumento da potência aeróbica, melhoramento da autoestima, diminuição da ansiedade, depressão e insônia e diversos benefícios para a saúde física e mental. A ginástica e o Pilates são algumas das práticas que ajudam no desenvolvimento corporal. Ambos promovem fortalecimento e reabilitação do corpo, sendo indicados para crianças, adultos e idosos como uma forma de prevenção e tratamento contra doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica.
Com movimentos realizados no solo e equipamentos exclusivos, o Pilates é uma forma de exercer o aumento da qualidade de vida, sua execução auxilia no controle e conexão entre corpo e mente. O conjunto de exercícios foi demonstrado em um festival realizado pela UFMS, aberto para o público em geral, com intuito de incentivar a população a inserir a prática das atividades em suas vidas. O fisioterapeuta, Yuri Nascimento, 27 anos foi um dos instrutores de Pilates na oficina. Com pós-graduação em Fisioterapia nas dores posturais e desportiva, ele explica que praticar os conjuntos de exercícios facilita o desenvolvimento corporal. “Tonifica a musculatura; melhora a coordenação motora; alívio de dores musculares; reduz atritos nas articulações; aumento da resistência física e mental; aumento na concentração etc.”.
Dentre seus inúmeros benefícios oferecidos, a saúde mental é um deles, seu desempenho exige concentração, por esse motivo o Pilates acaba por afastar gatilhos mentais, preocupações que o praticante tem durante o dia, contribui para o afastamento da ansiedade, regula a produção de hormônios. Um exemplo é a endorfina que traz a sensação de bem-estar, desenvolve consciência corporal e estimula a criatividade, comenta Yuri Nascimento. Apesar de o Pilates aparentar ter exercícios leves, é necessário realizar uma avaliação minuciosa com um instrutor especializado, monitorar e suprir a necessidade de cada indivíduo com o que for aconselhável para suas complicações e desejos físicos. Por sua necessidade de concentração, é recomendado que crianças e adolescentes evitem praticar os movimentos. Mesmo não tendo limite de idade para praticantes, sua exigência pode impedir os privilégios oferecidos, com a possibilidade de surgir distrações e consequentemente a perda da atenção.
A estudante, Raissa Rodrigues, 25 anos, participou da aula experimental realizada na Academia Escola da Cidade Universitária e contou como foi seu primeiro contato com o Pilates. “Já era algo que achava interessante pelos benefícios que ele proporciona, porém ainda não havia realizado a prática do mesmo, surgiu a oportunidade neste evento”. Agora ela tem interesse em adicionar a sua rotina, pois acha importante para melhorar condição física e ajudar no lazer pessoal.
Sedentarismo
Estudos feitos pelo Centro Universitário Regional do Brasil (UNIRB) relatam uma crescente diminuição da população praticando atividade física. Isso se torna uma preocupação, pois o sedentarismo é um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares ou ligadas à saúde mental, à hipertensão arterial e diabetes. Com poucas pessoas praticando exercícios, principalmente crianças que se distanciam mais dos esportes, as doenças causadas pela falta de atividade física têm aparecido cedo. Os especialistas na área da saúde acreditam que o incentivo e a inserção ao esporte são necessários para a contenção do sedentarismo.
Eventos como o festival Mais Esporte da UFMS atraem o público para a prática de atividades físicas, e promovem a qualidade de vida e a melhora da saúde tanto física quanto mental, por meio de esportes. Até mesmo a Educação Física nas escolas é uma forma de evitar que aumente ainda mais os casos de sedentarismo presente entre os cidadãos.
Kommentare